(011) 2891-9333 | 98339.8576 (WhatsApp) | show@showsete.com.br

Antonio Carlos e Jocafi

Release

Sem dúvida a dupla de maior sucesso da MPB brasileira em todos os tempos!!

A dupla chegou a ter uma marca registrada. Uma letra deles era imediatamente reconhecida . Outras duplas e outros compositores passaram até a imitar esta linguagem. A reapropriação que a dupla fazia do vocabulário, sintaxe e poesia popular fê-los adquirir um esquisito sabor de novidade no eixo centro-sul, chegando até a difundir palavras, a fazer novidade os cariocas e paulistas falar como baianos, usar os termos populares da Bahia. Associa-se a este mergulho nas raízes do povo uma utilização insólita. Por vezes, de palavras que, inseridas no contexto popular se diluíam, se popularizavam às vezes com um tom de leve pernosticismo que ao invés de soar mal, lembrava a forma até engraçada de como as palavras “difíceis” caem na boca do povo.
Assim, palavras como peripécias, intelectos, imbecil, comício, misturam-se com amor, coração, nêgo, etc. Como que rebatizando palavras livrescas com a generosa água da voz popular. Sem dúvidas naquele momento, surgiu uma linguagem nova no samba brasileiro, dando um hausto a um gênero que sucumbia ante uma maré de lixo comercialesco. A grande virtude das letras, da mensagem da dupla não foi todavia, não ser comercial mas o ser de uma forma sadia, vender um produto de boa qualidade. Alguns dos sambas antológicos da música brasileira foram produzidos pela dupla nesta fase, basta citar o sempre executado Você Abusou (sucesso estrondoso no Brasil e na França, aonde virou o hino do partido comunista francês e no Rock in Rio 2011 foi intepretado por Stevie Wonder e acompanhado por mais de 100 mil pessoas), mas na esteira deste samba temos Mais que Doidice, Desacato, Teimosa, Nêgo me chamou de imbecil, Torô de Lágrimas, Terceiro Ato, Desmazelo, etc. 
Na época a crítica chegou a chamá-los de salvadores do samba. E isto se deve, não só ao suingue diabólico que a dupla implantou, com um estilo definido de cozinha no samba, explorando muita a percussão, com o surdo á frente, mas principalmente as suas letras, a comunicabilidade de que suas letras calcadas em imagens e ressonâncias coloquiais, todas elas de grande impacto e um estilo de cantar com um mini-breque a la Mário Reis.
Acima de tudo, pois, prevalece a voz da Bahia, na poesia popular de Antonio Carlos e Jocafi herdeiros de Caymmi.


Vídeos


Músicas



voltar
 

ShowSete no Instagram ShowSete no Twitter ShowSete no YouTube ShowSete no facebook
(011) 2891-9333 | 98339.8576 (WhatsApp) | show@showsete.com.br
© 2010 . ShowSete
Desenvolvido por proprio design